Há 50 anos, o Volkswagen Sedan começou a ser feito no Brasil. Foi o carro que mais simpatia conquistou junto aos brasileiros durante o longo período em que foi fabricado.
Hoje, os saudosistas podem contar com um descendente do velho Fusca. É o New Beetle, fabricado no México e presente em nosso mercado.
Para matar as saudades, colocamos os dois modelos lado a lado.
Cinqüenta anos depois do lançamento do primeiro Fusca brasileiro, o New Beetle, seu descendente legítimo, continua sendo comercializado em nosso mercado. Ele é produzido no México, tem motor dianteiro transversal 2.0 de 116 cv, o porta-malas é traseiro e pode ser adquirido com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis marchas, exatamente como um Golf.
Como opcionais pode ter bancos forrados de curo e teto solar, tornando-se ainda mais sofisticado. O Fusca moderno deixou de ser carro popular ou de quem está começando a dirigir e passou a ser o que os especialistas da indústria chamam de “carro de nicho”, ou seja, um produto vendido em pequena escala para quem quer um modelo fora do comum.
É um carro para poucos, exatamente o contrário de seu conceito original - o próprio nome Volkswagen, em alemão, significa “carro do povo”, um modelo que, em tese, todos poderiam comprar. E o New Beetle não tem nada de popular. Muito pelo contrário. Mas nós não resistimos e pusemos ambos lado a lado nesta reportagem para que ficasse claro, em cada detalhe como o Fusca evoluiu nos últimos 50 anos.
Do Volkswagen Sedan de 1959 não ficou nada, nem o nome. No New Beetle, apenas as linhas básicas arredondas são do velho Fusquinha. É como a semelhança entre pai e filho: pessoas totalmente diferentes, mas que guardam em suas formas e expressões a identidade um do outro. Não há quem olhe para o New Beetle e não reconheça o velho Fusquinha. Como um velho pai que olha e se reconhece naquele jovem filho.
Hoje, os saudosistas podem contar com um descendente do velho Fusca. É o New Beetle, fabricado no México e presente em nosso mercado.
Para matar as saudades, colocamos os dois modelos lado a lado.
Cinqüenta anos depois do lançamento do primeiro Fusca brasileiro, o New Beetle, seu descendente legítimo, continua sendo comercializado em nosso mercado. Ele é produzido no México, tem motor dianteiro transversal 2.0 de 116 cv, o porta-malas é traseiro e pode ser adquirido com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis marchas, exatamente como um Golf.
Como opcionais pode ter bancos forrados de curo e teto solar, tornando-se ainda mais sofisticado. O Fusca moderno deixou de ser carro popular ou de quem está começando a dirigir e passou a ser o que os especialistas da indústria chamam de “carro de nicho”, ou seja, um produto vendido em pequena escala para quem quer um modelo fora do comum.
É um carro para poucos, exatamente o contrário de seu conceito original - o próprio nome Volkswagen, em alemão, significa “carro do povo”, um modelo que, em tese, todos poderiam comprar. E o New Beetle não tem nada de popular. Muito pelo contrário. Mas nós não resistimos e pusemos ambos lado a lado nesta reportagem para que ficasse claro, em cada detalhe como o Fusca evoluiu nos últimos 50 anos.
Do Volkswagen Sedan de 1959 não ficou nada, nem o nome. No New Beetle, apenas as linhas básicas arredondas são do velho Fusquinha. É como a semelhança entre pai e filho: pessoas totalmente diferentes, mas que guardam em suas formas e expressões a identidade um do outro. Não há quem olhe para o New Beetle e não reconheça o velho Fusquinha. Como um velho pai que olha e se reconhece naquele jovem filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário